terça-feira, 3 de agosto de 2010

A simplicidade do verbo na transitividade do sujeito

E vice versa.

Ela surgiu feito fumaça no meio da noite depois que acabaram todas as possíveis programações exatas e esperáveis para uma noite normal. Chegou pisando de leve, como quem teme e deve. Como quem esquenta e ferve. Como quem apenas observe. A servil. Olhou nos olhos dos outros, cantarolou um sambinha da moda qualquer. Esforçou-se para ser medíocre. Mentiu. Irritou. E como se nada mais bastasse ao seu esforço de celebrar a futilidade que ela mesma sentenciou para si, se envaideceu.

Ela gosta da decadência que ela mesma pensou para si. Gosta de ter apenas uma amiga. Gosta de enganar os perdidos. Gosta do barulho dos grilos. Gosta de dormir no chão. E a conclusão a qual ela sempre chega e faz questão de gritar aos quatro cantos do mundo, hoje resolveu hesitar. Não concluiu. Jogou boca à fora algumas palavras sem sentido. Só ela mesma entendeu. Nada fez sentido, nem o fato da intenção mesma ser esta: não fazer sentido. Ela sorriu falsamente, e ao virar as costas sentiu o vazio que se sente, quando se reclama de uma dor que não se sente.

- Existe coisa mais gostosa que acordar de manhã olhar para os lados e perguntar: que lugar é esse? Quem é essa pessoa estranha (e sem roupa) do meu lado?

Ela já não sabe mais o que pensar sobre essa confusão. Ela já não quer saber. E prepara presentes que digam por ela o que ela não sabe dizer. E já faz tanto tempo desde a invenção da promessa. Ela não tem pressa. Toma um café na livraria na companhia de uma sua única amiga, ela tem várias assim, e desfruta da mais absoluta involução. Compra livros, observa os risos e não esquece o afã.

Tomando de assalto a aquarela inventada que carrega consigo e com o tempo. Rabiscou pelo chão um suspiro:

- Não será mais assim. E a invenção que agora inauguro é o esquecimento. Nunca mais bagunceira, nunca mais descoberta, nunca mais mente aberta e corpo assaz.

Aqui jaz.

Um comentário:

Ernesto disse...

Intenso. Parece que não "jaz", mas fugaz e muito.